sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Dom Pedro Gastão, mas pode chamar de SEU PRINCIPE


Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança, que faleceu aos 94 anos na madrugada desta quinta-feira (27) em Sevilha, na Espanha, é parte do ramo da família real brasileira que questiona a sucessão ao trono. Ele se declarava legítimo herdeiro da coroa e se envolveu na polêmica que começou no início do século XX, quando o Brasil já era republicano.

As reivindicações de Dom Pedro Gastão pelo trono ganharam atenção em 1993, quando foi realizado no país o plebiscito para decidir o sistema de governo. Entre monarquia, parlamentarismo e república, o Brasil decidiu permanecer republicano.
Ele era neto da Princesa Isabel, que teve três filhos: Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará (1875-1940), Dom Luis de Orleans e Bragança (1878-1920) e Dom Antonio de Orleans e Bragança (1881-1919).

Dom Pedro Gastão, que será enterrado na hoje no palácio de Villamanrique, na região de Sevilha, Espanha, era filho de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, que, por sua vez, enquanto filho mais velho da Princesa Isabel, seria o sucessor ao trono.


OS CIRCULOS MONÁRQUICOS ESTÃO DE LUTO. VÁ COM DEUS SEU PRINCIPE. LEMBRO DE SEUS PASSEIOS Á CAVALO PELAS RUAS DE PETRÓPILIS E SINTO QUE COM A SUA PARTIDA PERDE-SE UM POUCO DA PUREZA DE UM PAÍS.

Nenhum comentário: