sexta-feira, 7 de março de 2008

FRASE DO DIA


“Se os jornais vão insistir nas matérias, vou dizer com todas as letras: se querem fazer putaria, então vamos fazer putaria. Estão fazendo putaria, vamos responder com putaria.


”Deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) ameaçando processar os jornais que afirmarem que a Força Sindical, presidida por ele, seria beneficiada por dinheiro do ministério do Trabalho.
ATÉ QUE ENFIM UM CONFESSOU O QUE TODOS GOSTAM DE FAZER COM O POVO. PARABÉM PELA HONESTIDADE DEPUTADO.

A SAÍDA DE CLAUDECI VAI RENDER


O PMDB, nitidamente sentiu o golpe da defecção de Claudeci.O partido hoje, em Campos, vive a síndrome dos que se ressentem por não ter a caneta na mão.
Desde que Rosinha deixou o Governo do Estado, a falta da caneta tem feito estragos nas hostes do PMDB e, ao que parece, apenas os que tem mandato continuam fieis e, são poucos – Pudim – Nelson Nahim e Edson Batista.
Claudeci, foi cooptado pela caneta, optou, como na época em que foi Deputado Estadual, pelo poder e abandonou o lado que já não empunha a caneta.
O PMDB, vai gritar, berrar, reclamar, mas vai entender que a falta da caneta é que faz esses estragos e, se as arestas a serem aparadas com o diretório Estadual não fossem tão grandes, o grupo do chuvisco ainda poderia tentar dar as cartas na cidade de Campos. Agora é tarde a Inês é morta.
Escolher Sérgio Cabral que sempre teve vergonha do apoio do Casal e optar por apoiar Francisco Dornelles para o Senado, foi um passo em falso. Agora ou se começa tudo de novo ou ter a caneta na mão será um sonho cada vez mais distante.

DA COLUNA DO ANSELMO


Pindaíba
Ladeira abaixo
Bill Gates, quem diria, está levando olé na lista dos mais ricos. Já é o terceiro - e seu Eike vem aí.Assim, o homem do Windows ainda acaba no Bolsa Família

quinta-feira, 6 de março de 2008

PICIANNI AMEÇA DEPUTADOS DE CASSAÇÃO


Quem vê até acha que é sério
O presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), reconheceu que há indícios de fraudes na concessão de auxílios-educação em gabinetes da Casa. Ele também disse que, se ficar provado que os sete deputados investigados pela Comissão de Ética estão envolvidos no esquema, todos poderão ser cassados em votação no plenário. Ontem foi o último dia para que os parlamentares sob suspeita apresentassem suas defesas. Os sete deputados que estão sendo investigados são Jane Cozzolino (PTC), Renata do Posto (PTB), João Peixoto (PSDC), Édino Fonseca (PR), Délio Leal (PMDB), Álvaro Lins (PMDB) e Tucalo (PSC). “Vamos publicar a relação com os nomes de todos os funcionários dos gabinetes que recebem o auxílio-educação assim que o recadastramento do benefício terminar”, prometeu Picciani. Questionado sobre a lista dos auxílios que foram pagos em fevereiro, quando começaram as denúncias relacionadas à fraude, Picciani disse que, primeiramente, vai esperar o resultado da investigação conduzida pelo Conselho de Ética. O presidente da Alerj comentou também a denúncia sobre os 52 funcionários comissionados que estão lotados no gabinete do deputado João Pedro Figueira (DEM), que admitiu não conhecê-los. Os nomeados estariam trabalhando para o secretário municipal de Governo, Marcelino D Almeida, que, até abril do ano passado, ocupava a cadeira de Figueira. Segundo Picciani, a responsabilidade pelas nomeações é exclusivamente de Figueira

VAI COMEÇAR A TROCA DE FAVORES ?


O Prefeito Alexandre Mocaiber (PSB), embora não tenha prestigiado a abertura dos trabalhos do ano Legislativo, esteve ontem visitando as novas instalações da Câmara Municipal de Campos. Na oportunidade, ele se comprometeu com o presidente do legislativo, Marcos Bacellar (PT do B) a ajudar na obra de adaptação de adaptação do prédio, tão logo chegue a ele o projeto e as medidas burocráticas sejam tomadas. Acompanhado do secretário de Fazenda, Carlos Edmundo de Oliveira, o prefeito elogiou a ação do vereador Marcos Bacellar que conseguiu junto a Justiça que o prédio onde funcionou o antigo fórum, passasse a abrigar o Legislativo. “Acho muito importante a utilização desse prédio pelo Legislativo. A prefeitura vai ajudar no que for preciso para que a obra seja concluída”, disse.

quarta-feira, 5 de março de 2008

DEPOIS DE UM TEMPO NA MUDA, GENOÍVO VOLTA A BOTAR AS MANGUINHAS DE FORA


O deputado José Genoino (PT-SP), que integra o "baixo clero" da Câmara desde o seu envolvimento no escândalo do mensalão, saiu ontem das sombras para defender a "legitimidade" dos narcoterroristas das Farc, cujo vice-bandidão Raúl Reyes foi morto por forças militares colombianas na floresta equatoriana, onde mantinha uma base. Entre outras sandices, Genoino - que fez parte da guerrilha no Alto Araguaia, insurgindo-se contra a ditadura militar brasileira - acha também que o bandidos das Farc, por "guerrilheiros", têm o direito de "transitar livremente" nas fronteiras dos países da Amazônia.

Hillary crê em chapa conjunta com Obama nos EUA


A pré-candidata à Presidência dos EUA Hillary Clinton, que ganhou um novo fôlego na disputa pela indicação democrata depois de suas vitórias de terça-feira nas primárias de Ohio e Texas, não descartou nesta quarta-feira (5) uma possível chapa presidencial junto a seu adversário, Barack Obama. Entrevistada pela rede de TV CBS sobre o futuro da acirrada disputa e a eventualidade de uma chapa com o senador por Illinois, Hillary respondeu: "Provavelmente é para onde nos dirigimos". Evidentemente devemos decidir quem ficará na frente. Acho que as pessoas em Ohio disseram muito claramente que deve ser eu." As quatro prévias eleitorais desta terça-feira (4) definiram o candidato republicano que vai disputar a Presidência dos Estados Unidos em novembro -será John McCain- e prolongaram a disputa entre os democratas.
Depois de ser derrotada em 12 prévias consecutivas, e de ver até o ex-presidente Bill Clinton, seu marido, falar em desistência, a senadora e pré-candidata democrata Hillary Clinton viu sua campanha renascer.
“Nos recusamos a ser nocauteados”, disse a senadora por Nova York, em discurso em Columbus, Ohio, após vencer a importante primária do estado, além de sair vitoriosa também em Rhode Island e no maior estado disputado na terça, o Texas. Ela disse que vai continuar na disputa com seu oponente Barack Obama. “A nação vota como Ohio vota. Esta nação está de volta, assim como esta campanha. A população de Ohio disse alto e claro: ‘continuamos com força e vamos até o fim’”, disse. Ela fez referência ao fato de que nenhum presidente da história recente dos Estados Unidos chegou à Casa Branca sem vencer a primária de Ohio.

Segundo projeções da rede CNN, Obama tinha, até esta terça, o apoio de 1.381 delegados, contra 1.271 de Hillary Clinton. Um dos dois precisa de pelo menos 2.025 delegados na convenção para se tornar o candidato.

RELATOR VOTA A FAVOR DAS PESQUISAS, MINISTRO DIREITO PEDE VISTA E IRRITA ELEN GRACIE


Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, nesta quarta-feira (5), a decisão sobre a liberação ou não das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. O adiamento ocorreu devido ao pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que alegou precisar de mais tempo para analisar o caso.
O julgamento começou às 14h16 desta quarta e foi encerrada pouco antes das 19h. Desde o início especulava-se, nos bastidores do STF, que um pedido de vista de algum dos 11 ministros do Supremo poderia interromper a sessão.
Antes do pedido de vista o relator da matéria, ministro Carlos Ayres Britto, já havia dado seu voto. Ele é favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias. Durante aproximadamente 1h45 de sustentação oral, ele deu "pistas" de como votaria. E disse acreditar que o julgamento é o mais importante da história do STF. "A vida começa na fecundação. O embrião é o embrião, o feto é o feto, e a pessoa humana é a pessoa humana. A pessoa humana não se antecipa à metamorfose do embrião. Não há pessoa humana embrionária", enumerou, fazendo uma analogia com as fases da vida de uma borboleta: "uma crisálida não é uma borboleta, assim como um embrião não é uma pessoa humana". Para o relator, os embriões submetidos à técnica do congelamento são viáveis para a pesquisa, mas inviáveis para a fecundação. "Nem todo embrião gera uma vida humana", argumentou.
Antes de conceder o pedido de vista, a presidente do STF, ministra Ellen Gracie, resolveu adiantar seu voto e se declarou também a favor das pesquisas, acompanhando o relator. Ela alegou que a corte já está sobrecarregada com outros processos e é preciso, segundo ela, apressar o andamento desse processo.
Com os dois votos a favor das pesquisas, ficam faltando então os votos de 9 ministros do STF. Ellen Gracie não determinou quando seria retomado o julgamento. A volta vai depender do ministro Menezes Direito se sentir preparado para dar seu voto.

ATOR DE GHOST TEM CÂNCER NO PÂNCREAS


O médico George Fisher, responsável pelo tratamento do ator Patrick Swayze, confirmou o diagnóstico de câncer no pâncreas, mas negou que o astro esteja em estado terminal. Nesta quarta-feira (5), o tablóide “National Enquirer” divulgou que o ator sofre da doença e os médicos já teriam perdido as esperanças de recuperação.
“A doença de Patrick está num estágio bastante controlado e ele parece estar respondendo bem ao tratamento", garantiu o médico, em um comunicado divulgado pelo assessoria de imprensa do ator. "É descabida a informação sobre seu prognóstico de tempo de vida e os efeitos colaterais", acrescentou.
Annete Wolf, a agente de Swayze, negou inclusive que a descoberta da doença tenha atrapalhado a vida profissional do ator. “Ele tem procurado manter sua rotina, inclusive trabalhando em futuros projetos”, explicou.
O ator americano Patrick Swayze tem 55 anos e ganhou fama ao interpretar o papel de galã em sucessos de bilheteria como “Ghost” (1990) e “Dirty dancing” (1987).

JORGE LORENZETTI DEPÕE NA CPI E, COMO ROLANDO LERO, NADA ACRESCENTA


O depoimento do ex-dirigente da Unitrabalho, Jorge Lorenzetti, nesta quarta-feira (5) manteve a disputa entre governo e oposição na CPI das ONGs no Senado. Na oposição, o sentimento é de desconfiança. Para a base, o depoimento comprova a inocência dele e da entidade.
Conhecido como “churrasqueiro do presidente” por ter participado de eventos na Granja do Torto, Lorenzetti foi convocado pela CPI das ONGs para prestar esclarecimentos sobre as acusações referentes à UniTrabalho.
Pressionado pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Lorenzetti se recusou a assinar um documento para abrir seus sigilos fiscal, bancário e telefônico para a CPI das ONGs. Ele afirmou que seus sigilos já foram quebrados pela CPI dos Sanguessugas e que seria necessário apenas pedir à essa comissão. Virgílio entregou o documento para que Lorenzetti assinasse como prova cabal de que não teria participado do "escândalo do dossiê". O tema provocou debate acalorado na comissão. Os senadores Siba Machado (PT-AC) e Inácio Arruda (PC do B-CE), relator da CPI, pediram que o tucano retirasse o pedido. O líder do PSDB manteve o questionamento a Lorenzetti com o apoio da oposição. Depois de mais de meia-hora de debate foi a vez do ex-dirigente falar. Lorenzetti afirmou que não assinaria o documento porque seus sigilos já foram quebrados pela CPI dos Sanguessugas, na qual depôs para se defender da denúncia relativa ao dossiê. Arruda afirmou que fará um requerimento para solicitar essas informações. Virgílio se mostrou satisfeito com a solução. "Isso serve para a base do governo ver que quebrar sigilo não tem problema nenhum", disse o tucano.
Lorenzetti negou ter usado sua amizade pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conseguir recursos para entidades. Ele negou ter intermediado relações com o governo. Além de suas atividades relativas a ONGs, Lorenzetti respondeu a questionamentos sobre a compra de um suposto dossiê contra políticos do PSDB na campanha de 2006. O ex-dirigente atuou na campanha do presidente Lula como coordenador de risco e mídia e foi envolvido no escândalo. Lorenzetti nega envolvimento e destacou ter sido inocentado pelo Ministério Público. Ele apresentou um ofício do Ministério Público do Estado de São Paulo afirmando que não há qualquer prova ou indício de envolvimento da Unitrabalho no caso.

MENINO DE 8 ANOS PASSA EM VESTIBULAR PARA DIREITO E OAB RECLAMA


O estudante João Victor Portellinha de Oliveira, de 8 anos, causou polêmica nesta quarta-feira (5), em Goiânia. No 5º ano do ensino fundamental, o menino passou no vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista (Unip) na cidade e já se matriculou. “Meu sonho é ser juiz federal, e decidi prestar a prova para ver como me dava”, conta. De acordo com João Victor, sua intenção é cursar a faculdade e as aulas da escola particular onde estuda simultaneamente. Sua mãe, a arquiteta Maristela Portellinha, 42 anos, endossa o desejo do filho. “Ele tinha essa curiosidade e o que a gente está pensando é que ele continue fazendo a escola direitinho e a faculdade, que ele galgou esse caminho sozinho”, disse. João Victor afirma que sempre foi um bom aluno na escola. “Só tenho nota acima de 9. A mais baixa foi de inglês, num dia que não tinha estudado muito, e tirei 6,6”, lembra. Para Maristela, o filho não é superdotado, apenas interessado e motivado.A universidade reconheceu por uma nota da direção que João Victor fez uma boa prova. “O desempenho do estudante, levando em consideração sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de redação, em que revelou boa capacidade de expressão e manejo eficiente da língua. A singeleza do conteúdo não destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em relação à norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos”, dizia o documento. Para o menino, o exame teve perguntas “tranqüilas”. “Eram coisas que eu já estava preparado. Estudei uma semana antes da prova. E o tema da redação era fácil, era sobre uma matéria de jornal que falava sobre pessoas que gastam dinheiro coisas inúteis. Era para escrever carta sobre a matéria.” No entanto, apesar da nota, de acordo com o comunicado da Unip, o estudante não poderá cursar pois “participou do processo seletivo na condição de ‘treineiro’, numa prática adotada por várias universidades públicas e privadas”.
Impedido de cursar
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, professora Maria do Rosário Cassemiro o garoto não pode ser matriculado devido a um artigo da Lei de Diretrizes e Bases. Para cursar o ensino superior é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino médio.
Até o momento, a família não pretende entrar na Justiça para garantir a vaga do filho, pois entende que ele já cumpriu todas as etapas necessárias.
Insatisfação da OABA Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) classificou a aprovação de João Victor como “preocupante”. “O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo há tempos sobre a mercantilização do ensino jurídico, que não está sendo tratada pelas autoridades com a devida urgência que requer”, disse nota divulgada no site da Ordem.

PUDIM AGUARDA COMUNICADO DE CLAUDECI


O PMDB não entende o que aconteceu com Claudeci. Passar para o lado do adversário a essa altura dos acontecimentos é quase fatal para as pretensões do ex-governador Garotinho.

A verdade, é que até a semana que passou Claudeci participava dos programas da Diário FM e junto com o Garotinho, desancava o atual governo municipal e agora, é Gerente do Interior de Mocaiber. É inacreditável, mas real.



HILLARY GANHA E EMBOLA A DISPUTA - MCAIN É O CANDIDATO REPUBLICANO

Apenas o partido republicano cumpriu a promessa da noite, apresentada como decisiva para as prévias das eleições presidenciais dos Estados Unidos, com votações em Vermont, Rhode Island, Ohio e Texas. Enquanto John McCain conseguiu todos os delegados de que precisava para se consagrar como o candidato do partido, os democratas voltaram a disputas apertadas e vão continuar em uma situação de impasse.
Depois de ser derrotada em 12 prévias consecutivas, e de ver até o ex-presidente Bill Clinton, seu marido, falar em desistência, a senadora e pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton conseguiu importantes vitórias nesta terça-feira, que fizeram renascer sua campanha.
“Nos recusamos a ser nocauteados”, disse a senadora por Nova York, em discurso em Columbus, Ohio, após vencer a importante primária do estado, além de sair vitoriosa também em Rhode Island e no maior estado disputado na terça, o Texas, segundo projeções da rede de TV CNN. Ela disse que vai continuar na disputa com seu oponente Barack Obama.

“A nação vota como Ohio vota. Esta nação está de volta, assim como esta campanha. A população de Ohio disse alto e claro: ‘continuamos com força e vamos até o fim’”, disse. Ela fez referência ao fato de que nenhum presidente da história recente dos Estados Unidos chegou à Casa Branca sem vencer a primária de Ohio.
A vitória de Hillary foi muito celebrada pelos militantes da sua campanha, que gritavam “sim, nós vamos” (yes we will) ironizando o “sim, nós podemos” (yes we can), dos militantes da campanha de Obama. Segundo Hillary, não se trata de querer, ou de poder, mas de alcançar, “transformar esperança em realidade”, disse.
Apesar de ter sido derrotada em Ohio e no Texas, os dois estados mais importantes da noite, a campanha do senador Barack Obama não pareceu sentir um forte impacto pela vitória de Hillary.
Obama venceu a primeira prévia da noite, em Vermont, e lembrou que as pequenas margens por que Hillary venceu faz com que os delegados sejam divididos de forma proporcional, o que mantém sua liderança na corrida.
Em seu discurso no Texas, antes que a contagem dos votos no estado estivesse encerrada, ele parabenizou Hillary Clinton, mas lembrou que, independentemente de como ficasse a divisão de delegados após as quatro prévias desta terça, ele continuaria liderando a corrida pela vaga para disputar a Casa Branca.
Segundo projeções da rede CNN, Obama tinha, até esta terça, o apoio de 1.381 delegados, contra 1.271 de Hillary Clinton. Um dos dois precisa de pelo menos 2.025 delegados na convenção para se tornar o candidato.

terça-feira, 4 de março de 2008

ANULADAS AS ELEIÇÕES NO VASCO


RIO - A oitava Câmara Cível da Justiça Comum anulou nesta terça-feira as eleições para presidente do Vasco, realizadas em novembro de 2006. A decisão, em segunda instância, determina que o clube tem 30 dias para convocar nova eleição, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 30 mil. Ainda cabe ao Vasco recorrer ao STJ de Brasília, o que deve ser feito, segundo o presidente interino, Eurico Miranda.

Derrotada nas eleições por Eurico, a chapa de Roberto Dinamite recorreu e conseguiu uma primeira vitória em março de 2007. Foi então vez de o Vasco recorrer, e perder novamente nesta terça.

- Ficou claro que houve irregularidades na eleição e a Justiça hoje fez justiça. Agora temos uma segunda etapa onde o torcedor sócio do Vasco tem uma responsabilidade. Queremos ver o Vasco unido, forte, respeitando o torcedor, o jogador e a imprensa. A relação tem que ser de troca e não de imposição. O Vasco democrático está voltando - comemorou Roberto Dinamite em entrevista ao Redação Sportv.

- Agora vão ter os recursos necessários. Se tiver que realizar nova eleição, não vejo nenhum problema. Vejo a coisa com tranqüilidade - disse Eurico Miranda também ao Sportv.

O dirigente, no entanto, não se mostrou preocupado com a possibilidade de uma nova eleição:

- Vão ser realizadas novas eleições pelo conselho deliberativo e a chapa que eu indicar vai ganhar - garantiu Eurico.

STF JULGA CÉLULAS TRONCO. PODE OU NÃO PESQUISAR ?

O Supremo Tribunal Federal deve decidir, nesta semana, o futuro das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. Ás vésperas do julgamento, o relator do processo, ministro Ayres Brito, recebeu o advogado de uma associação de cientistas favoráveis à pesquisa com células-tronco embrionárias. E depois um grupo de parlamentares contrários.
A ação em julgamento quer proibir a pesquisa com embriões produzidos para fertilização artificial. E foi proposta pelo ex-procurador geral da República, Claudio Fontelles. Para ele, a pesquisa fere o direito dos embriões à vida.
"Há um artigo na constituição que diz que para constituirmos a dignidade é o princípio da inviolabilidade da vida que não pode ser eliminada," diz Fontelles.
Do outro lado cientistas explicam que pela lei de biossegurança só poderão ser usados embriões inviáveis ou congelados há mais de três anos e que forem doados pelo casal.

"Neste caso estamos falando de embriões inviáveis. São embriões que mesmo transplantados para o útero de uma mulher eles não gerarão uma nova vida," diz a cientista Debora Diniz.
O julgamento que começa na quarta-feira (5), os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal vão dar seus votos. Irão participar dos debates advogados da sociedade civil.
Mas a acusação contra a pesquisa será feita pelo procurador-geral da República. E a defesa, pelo Advogado-Geral da União, José Antonio Dias Toffoli.
O relatório da AGU diz que é absurdo cogitar que um embrião in vitro seja igualado aos embriões alojados no ventre materno. E afirma que as teses usadas na ação estão embasadas na doutrina católica. Não podem servir de parâmetros para análise, porque o Brasil constitui um estado laico, ou seja, não pertence a nenhuma ordem religiosa.
"Pelo código civil brasileiro, a partir do nascimento com vida é que surgem os direitos do cidadão. Enquanto nao há o nascimento com vida, existe apenas o pontencial de direito, por exemplo, em matéria sucessória," explica Toffoli.

JORGE VIRGÍLIO APRESENTA DEFESA EM PROCESSO DISCIPLINAR


O suplente de vereador Jorge Virgílio apresenta hoje, na sede do diretório municipal do PMDB, uma nova defesa para o processo disciplinar que propõe sua expulsão dos quadros do partido. Além do argumento de que Virgílio teria proximidade com a base governista, a sigla juntou ao processo os depoimentos do suplente e do vereador Nelson Nahim (PMDB), na oitiva da Justiça Federal sobre a ação de infidelidade partidária do vereador Edson Batista, antes PMDB e hoje PTB, de quem Virgílio requer a vaga.

OUTRO TRAIDOR NO PMDB ?


Ajudar o irmão na reeleição a vereador, não concorrer contra ele. Executar por Guarus e pelo interior as coisas que diz sempre ter cobrado. Exaustão com o denuncismo adotado há quatro anos pela oposição municipal. Estes são os motivos elencados pelo ex-deputado Claudeci da Silva, vice na chapa de Geraldo Pudim em 2004 e 2006, para se desligar do PMDB do ex-governador Anthony Garotinho e assumir, ainda esta semana, a gerência do interior do governo Alexandre Mocaiber. Acusado de usar uma faxineira como funcionária-fantasma em seu mandato na Alerj, ele se defende cobrando provas.


OUTRO TRAIDOR PARA A COLEÇÃO DO GAROTINHO



segunda-feira, 3 de março de 2008

COLOMBIA COMEÇA A FICAR ISOLADA NA AMÉRICA DO SUL

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que a Colômbia é uma "ameaça para a paz da região", e rejeitou a resposta de Bogotá à queixa de Quito por causa da "violação de sua soberania", em uma operação militar na qual foi abatido o líder das Farc, Raúl Reyes.Chávez ratificou sua decisão de "fechar" a Embaixada da Venezuelaem Bogotá e de mobilizar tropas e tanques rumo à fronteira comum, em "apoio" ao Equador, após a ofensiva da Colômbia contra r"Senhor ministro da Defesa, mova 10 batalhões até a fronteira com a Colômbia, de imediato, batalhões de tanques", disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e TV.Chávez ainda afirmou neste domingo que a "agressão" contra o Equador foi impulsionada pelo "império americano e seus lacaios na Colômbia" para prejudicar o "processo constituinte" que está sendo desenvolvido nesse país."Saem dizendo (Colômbia) que não violaram nenhuma soberania. Issoé o mesmo que os Estados Unidos dizem para invadir o Iraque,bombardear o Afeganistão, o mesmo que diz Israel (...) paramassacrar", disse Chávez.Para o presidente venezuelano, a resposta da Colômbia à exigência do "valente" presidente equatoriano, Rafael Correa, agrava "muito mais" a situação suscitada pelo Governo "enlouquecido" de seu colega colombiano, Álvaro Uribe."Forças militares norte-americanas e colombianas invadiram oEquador, assassinaram (os insurgentes, e) levaram alguns cadáveres,violando não sei quantas leis internacionais (e) as próprias leis daColômbia", insistiu o presidente venezuelano.O presidente venezuelano disse que falou na manhã desse domingo com o mandatário equatoriano, Rafael Correa. O Equador está "mobilizando tropas para o norte. Correa conta com a Venezuela para o que quer que seja, em qualquer circunstância", assinalou Chávez."Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império nem o seu filhote nos venha debilitar", acrescentou.EquadorO Equador também retirou neste domingo seu embaixador em Bogotá, ao considerar como "transgressão" a operação colombiana que matou, em território equatoriano, 17 guerrilheiros das Farc, incluindo o número dois do grupo, Raúl Reyes, informou a chancelaria. Em seguida, expulsou o embaixador da Colômbia e ordenou a mobilização de tropas para a fronteira com a Colômbia."O Equador resolver retirar, de imediato, seu embaixador em Bogotá frente aos graves fatos ocorridos na zona fronteiriça, que constituem uma transgressão dos princípios de soberania e integridade territorial", afirmou o ministério em um comunicado.ebeldes das Farc em território equatoriano.

Dmitry Medvedev é eleito na Rússia com 70% dos votos


O presidente eleito neste domingo na Rússia, Dmitry Medvedev, prometeu continuar as políticas adotadas pelo atual governante, Vladimir Putin. "(As minhas políticas) serão uma continuação direta da trilha seguida por Vladimir Putin", disse Medvedev, o candidato governista, que levou sete de cada dez votos válidos depositados nas urnas nas eleições de domingo. Com 99,45% dos votos apurados, os resultados davam 70,23% dos votos para Medvedev, 17,76% para Gennady Zyuganov, do Partido Comunista, 9,37% para Vladimir Zhirinovsky, do Partido Liberal Democrático e 1,29% para o candidato independente Andre Bogdanov.

Medvedev confirmou o nome de Vladimir Putin para primeiro-ministro, mas afirmou que o lugar do premiê "é na Casa Branca" (se referindo a um prédio fora do Kremlin). A indicação precisa ser aprovada pelo Parlamento -que é controlado por Putin. Analistas dizem que ainda há incertezas em relação ao futuro da política russa com um novo presidente relativamente pouco conhecido no Kremlin e um primeiro-ministro do porte de Vladimir Putin tocando o dia-a-dia do Executivo. Monitores do Ocidente preparavam-se para divulgar um relatório altamente crítico do processo eleitoral, que, segundo eles, não ofereceu ao povo russo uma real escolha.Os eleitores russos, porém, estão atravessando o maior boom econômico em uma geração e a maioria vê Medvedev como a melhor opção para prolongar essa prosperidade. "Acho que ele será (Putin), pelo menos de início, a figura chave", disse Sergei Markov, analista político ligado ao Kremlin e deputado no Parlamento.A posse de Medvedev será no dia 7 de maio.

RECEITA MONITORA LEILÕES DE GADO E CAVALOS

A inteligência da Receita Federal monitorou leilões de cavalos mangalarga em vários estados e até gravou dezenas de programas de tevê especializados nessa forma de venda de animais. A situação vai ficar preta para muitos investidores em leilões, porque movimentam um volume de dinheiro que não corresponde às suas declarações de rendimentos. A Receita desconfia de lavagem de dinheiro e sonegação.

ITAÚ SABE LUCRAR, MAS NÃO SABE PAGAR

O banco Itaú, que bateu recorde com o lucro de R$ 8,4 bilhões em 2007, bem que poderia pagar o que deve ao INSS: R$ 10.598.743,96.

BB e CEF - Grandes devedores do INSS

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão inscritos na dívida ativa do INSS por um calote de quase meio bilhão de reais (exatos R$ 467 milhões), segundo a lista de devedores do Ministério da Previdência. O Banco de Brasília (BRB) também acumulou dívida expressiva, que aliás não reconhece, por não recolher a contribuição previdenciária dos seus funcionários. No total, o BRB deve R$ 89,6 milhões ao INSS.

Congresso vota orçamento essa semana

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), marcou para quarta-feira (5) a votação do Orçamento de 2008. A proposta foi aprovada na semana passada pela Comissão Mista de Orçamento.

A tramitação do Orçamento está atrasada há mais de dois meses devido ao fim da CPMF decretado pelo Senado em dezembro. Com a perda de arrecadação de cerca de R$ 40 bilhões, o relator, deputado José Pimentel (PT-CE), teve de refazer seu trabalho. Por fim, o Congresso aumentou a expectativa de arrecadação, reduziu suas emendas e fixou em R$ 12,4 bilhões os cortes nos Três Poderes. Mesmo após as modificações, o texto que chega ao plenário do Congresso ainda traz polêmicas. O PSDB insiste para a retirada do “anexo de metas e prioridades” do texto final. O anexo foi incluído pela Comissão Mista de orçamento na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2008, aprovada em 2007. Apesar de o anexo não ter sido enviado na proposta do Executivo, Pimentel usou a rubrica para destinar R$ 534 milhões para emendas de bancadas e individuais. Além da polêmica do anexo, a questão da obra do Rodoanel, em São Paulo, será debatida em plenário. A comissão aprovou sem perceber um destaque do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) que reduz de R$ 264 milhões para R$ 40 milhões os recursos para a obra. Após a votação, os líderes dos partidos na comissão assinaram um requerimento para devolver os recursos à obra no plenário do Congresso.