sábado, 1 de março de 2008

BARAK OBAMA MAIS PERTO DA INDICAÇÃO DEMOCRATA


Durante o último mês, o senador Barack Obama fez significativos progressos entre os democratas eleitos e líderes partidários conhecidos como superdelegados, que serão responsáveis por um quinto dos votos na convenção partidária, superando a vantagem que a senadora Hillary Rodham Clinton já detinha há um bom tempo junto ao grupo.
O que começou com Obama como um apoio discreto dos superdelegados cresceu em volume e ele ganhou as últimas 11 disputas seguidas contra Clinton. Essas vitórias levaram a algumas deserções de figuras proeminentes – o republicano John Lewis,da Georgia mudou formalmente de lado esta semana – e com isso fez com que outros superdelegados saíssem de cima do muro para apoiar Obama.
Pelo menos nove superdelegados declararam seu apoio a Obama nos últimos dias. Isso acabou minando a liderança de Clinton junto a um grupo com o qual sua campanha tem contado como uma fortaleza contra as nomeações que têm ido para Obama.
A campanha de Clinton afirmou na última quinta-feira (28) que tinha apoio de 258 dos 795 superdelegados (sem contar os de Florida ou Michigan, cujas delegações são objeto de disputa), enquanto a campanha de Obama afirmou que tinha apoio de mais de 200. Declarou ainda que havia conquistado o apoio de 39 desde 5 de fevereiro, incluindo quatro que antes apoiavam Clinton.

HANGAR DA BHS INTERDITADO PELO MT


Um hangar de manutenção de helicópteros da empresa BHS, que presta serviços para a Petrobras, foi interditado na tarde desta sexta-feira (29) pela Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (DRT-RJ), órgão do Ministério do Trabalho, em Macaé, no Norte Fluminense. A empresa é responsável pela aeronave que fez um pouso forçado em alto-mar no dia 26 de fevereiro logo após decolar da plataforma P-18, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. O acidente deixou 15 pessoas feridas, quatro mortos e um ainda desaparecido. Segundo José Roberto Aragão, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, a interdição do hangar aconteceu por falta de certificação de alguns equipamentos e por problemas nas instalações elétricas. Ele afirmou que as irregularidades desses aparelhos poderiam causar acidentes graves. "Existem equipamentos muito antigos, usados desde o tempo em que ali funcionava uma outra empresa", explicou o auditor, que exemplificou os produtos como compressores e sistemas de pressurização. Para o auditor, houve negligência da empresa em relação aos equipamentos auxiliares. Sobre a capacitação de funcionários, Aragão informou que a empresa está regular. O hangar ficará interditado por tempo indeterminado até que a empresa providencie manutenção dos equipamentos. No entanto, Aragão afirmou que a interdição não impede a BHS de continuar os serviços de manutenção em outro estabelecimento.

E DIZEM QUE O FEBEAPÁ NÃO EXISTE

Para a coleção de esquisitices dos nossos legisladores: o deputado Pedro Fernandes assina projeto, número 1213/2007, na Assembléia Legislativa para obrigar os restaurantes do estado a instalarem câmeras de vídeo nas cozinhas, e transmitir as imagens para os clientes através de monitores no salão.
É tudo de que precisávamos, né não?

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

OPINIÕES POLÍTICAS


Presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) - Sobre votação da reforma tributária no Congresso

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) - Sobre a divisão de cargos na CPI dos Cartões

Líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE) - Sobre a divisão de cargos da CPI dos Cartões

Ministro da Fazenda, Guido Mantega - Sobre a proposta de reforma tributária

Ministro do STF rebate críticas de Lula e cobra respeito




O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello rebateu nesta sexta-feira (29) as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Poder Judiciário. E cobrou respeito ao trabalho dos juízes.
Em discurso nesta quinta (28), em Sergipe,Lula defendeu os programas sociais do governo e disse que “seria tão bom se o Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele". Lula não citou nomes, mas mencionou críticas à ampliação de programas em ano eleitoral.
Marco Aurélio, que já se posicionou contra a ampliação dos programas neste ano de eleições municipais, negou qualquer interferência do Judiciário nas decisões do Executivo.
“Quando estava na presidência do STF e o presidente Lula estava assumindo, ele disse que iria abrir a caixa preta do Judiciário. Na época, respondi exigindo respeito. Reitero agora: os Poderes devem ser harmônicos e independentes. A agressividade não deve pautar as relações entre os Poderes.
Marco Aurélio voltou a criticar duramente a ampliação de programas sociais, o que, segundo ele, pode provocar “desequilíbrio na disputa eleitoral”.
“O que eu disse, repito: no ano eleitoral não podemos ter incremento, alargamento de programas sociais. Está em bom português na Lei 9.504 [Lei das Eleições, de 1997]. Em direito, o meio justifica o fim, mas não o fim o meio. O programa pode ser elogiável, mas tem época em que não deve ser implantado”, afirmou.
“As regras jurídicas não são de fachada. Paga-se um preço por se viver em uma democracia. O preço é módico, é o respeito ao que está estabelecido. Se você implanta programa em ano de eleições, provoca um desequilíbrio na disputa eleitoral, favorece um segmento a partir da máquina administrativa em detrimento de outro.”, complementou.
O ministro disse que as críticas foram feitas por Lula na base do improviso. “O presidente falou, sabemos como ele fala, considerado o improviso, em ambiente quase eleitoral. Foi um arroubo de retórica. Não levo às últimas conseqüências o que ele disse.
Marco Aurélio declarou nesta sexta que não tem qualquer pretensão política.
“Sou juiz 24 horas por dia. Ocupo uma das 11 cadeiras do STF e isso me honra muito. Sou um homem realizado como julgador, exercendo essa missão com independência”, declarou o ministro.
Na véspera, Lula falou, sem citar nomes, que “é preciso perguntar a quem falou essa sandice se ele quer ser ministro da Suprema Corte ou político”.
“Ele [o presidente Lula] não precisa ficar assustado imaginando que há essa pretensão [de se candidatar]. Que ele se tranqüilize. Também não o imagino ocupando a cadeira judicial”, ironizou.

TREMOR DE TERRA DE QUASE 4 NA ESCALA RICHTER


Os tremores que atingiram a região Norte do Ceará na madrugada desta sexta-feira (29), alcancaram a magnitude de 3,9 graus na escala Richter, segundo informações da Defesa Civil do estado. Famílias estão desabrigadas e foram acomodadas em barracas de lona em Sobral, cidade mais afetada pelo abalo sísmico.
Cerca de 100 tremores foram registrados em várias cidades do Ceará a partir das 2h. O chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do estado do Ceará, Francisco Brandão Melo, disse ao G1 que a magnitude do tremor foi divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Esse foi o maior de todos".
Brandão disse que a população está apavorada. "O barulho foi forte e deixou os moradores em pânico. Isso já seria suficiente para as pessoas se acostumarem com o fenômeno, mas a gente sabe que as coisas não são simples. Muitas casas foram rachadas e destelhadas. Os danos foram muito grandes."
Ainda segundo a Defesa Civil, este ano já haviam sido registrados três abalos sísmicos na região. Os sismógrafos apontaram um abalo de 3,5 graus na escala Ritcher em 13 municípios, há cerca de dez dias.
Os especialistas explicam que esses abalos sísmicos são típicos dessa região do Nordeste, por conta da acomodação das placas terrestres. "A população vai ter de se acostumar com isso, porque a possibilidade de isso acontecer novamente é grande", disse Brandão.

SERÁ QUE DEUS AINDA É BRASILEIRO OU TERIA ABDICADO DA NACIONALIDADE ?

DO BLOG DO CLAUDIO HUMBERTO : Rocha Mattos: ex-mulher abre o bico




Em liberdade após quatro anos de prisão por envolvimento na Operação Anaconda com o ex-marido, juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, que está preso, Norma Cunha diz ter revelações no caso do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel. A primeira: era sócia oculta da agência de câmbio e turismo Havaí, investigada na CPI dos Bingos por suposta lavagem de dinheiro das contas da prefeitura no exterior.
Acusada de ser tesoureira da quadrilha de Rocha Mattos na venda de sentenças e lavagem de dinheiro, é cunhada da dona da Havaí, Neuma.
Neuma Kodama negou na CPI conhecer o suposto "esquema de Santo André", mas Norma teria provas de quem as movimentou e sacou.
Seriam US$ 48 milhões para a campanha de Lula, de "caixinha ilícita", movimentados mesmo após a morte de Celso. Promotor de Santo André, Roberto Wider desconhece a movimentação pós-morte, que a família de Celso confirma, mas Norma diz ter provas

DEPUTADO JOÃO PEIXOTO PODE SE ENROLAR EM ACORDO ESPÚRIO


O deputado estadual João Peixoto (PSDC) está com o nome envolvido no caso das contratações irregulares de assessores na Assembléia Legislativa e corre o risco de perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. Com base no Diário Oficial do Estado, ele teria exonerado do seu gabinete no dia 17 de janeiro último, Cira Maria de Araújo, de 46 anos, que pode ser uma das vítimas do esquema de cadastros para o Bolsa Família, existente dentro da Assembléia Legislativa. Segundo a policia, existia na Alerj um grupo que aliciava famílias humildes com a promessa de que todas elas iriam receber o Bolsa Família. A partir do cadastro, segundo o delegado Fernando Villapouca, da Delegacia de Defraudações, esses nomes eram oferecidos a deputados para que fossem usados nas nomeações de assessores. Com isso, os salários que deveriam ser pagos ao ocupante do cargo ficavam com os próprios parlamentares.
Mais dois - No caso de Peixoto, de acordo com o delegado, a doméstica Cira Maria, teve a sua exoneração publicada pelo gabinete do parlamentar, só que ela afirmou que nunca soube que ocupava cargo de assessoria e muito menos recebido salário. De acordo com o ato de exoneração, ela ocupava o cargo de auxiliar administrativa no gabinete do deputado campista, com a matrícula 411.420-3. Além de Peixoto outros dois deputados já foram citados nesse caso: Edino Fonseca (PR) e Renata do Posto (PAN), essa acusada de controlar o esquema de aliciamento. O caso foi enviado para o Procurador-geral de Justiça do Estado, Marfan Vieira.
Peixoto garante que não tem nada com o casoJoão Peixoto disse ontem que não tem nenhum envolvimento com o caso que está sendo divulgado, afirmando que ele mantinha compromisso com um integrante do partido de nome Wanderley, responsável pela nominata. A ele foi prometido um cargo, caso Peixoto vencesse a eleição. A escolha de quem ocuparia caberia ao próprio Wanderley, que foi também o responsável pelo exonerada da pessoa citada. “Eu não tenho nada com essa historia. Foi firmado um trato com ele, eu cumpri. Quem indicou a pessoa para o cargo foi ele, assim como quem mandou que fosse exonerada”, disse o deputado.
É O PREÇO DE SER MAL ASSESSORADO.

JUSTIÇA ELEITORAL DIZ O QUE PODE E O QUE NÃO PODE


O Juiz Pedro Henrique Alves, da 99ª Zona Eleitoral, responsável pela propaganda eleitoral em Campos, se reúne hoje, às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para tratar do assunto com representantes de partidos, com vista à eleição de outubro. No último dia 18, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Roberto Wider, realizou reunião com os 99 juízes responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral no Estado do Rio. Na semana passada foi a fez de Wider discutir o assunto com representantes dos diretórios regionais de 22 partidos políticos. Sem dar detalhes sobre a reunião, o juiz revelou apenas que o objetivo da reunião é passar para os partidos “o que pode e o que não pode ser feito nas próximas eleições, em relação à propaganda eleitoral”. Alem de presidentes de legendas ou suas representações, o encontro contará com a presença do Ministério Público Eleitoral e da imprensa.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

FRASES DE CPI

"O PSDB indica para a presidência a senadora Marisa Serrano, que teve uma atuação destacada e segura no caso Renan. Ela aceitou sob protestos."
Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado
Ao anunciar a escolha dos tucanos para o comando da CPI mista dos Cartões
"Abro mão do convite para evitar novos problemas para a instalação da CPI."
Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Ao recusar convite para presidir a CPI dos Cartões
"Estamos colhendo o que plantamos, mas tem gente que diz que nós só aproveitamos a situação internacional favorável."
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Sobre o momento positivo da economia brasileira
"Vamos ajudar o governo no Congresso. Estamos vivendo um novo momento na economia com um ciclo de estabilidade, inflação baixa."
Paulo Skaf - Presidente da Fiesp

CABRAL RECEBIDO COM FESTA E COM FAIXA : FANFARRÃO


O governador Sérgio Cabral (PMDB) afirmou, durante a entrega de lap tops para professores da rede estadual, ontem na Escola Rotary II, em Guarus, que assumiu o Estado em situação difícil. Sem citar nomes de seus antecessores, ele disse que é inconcebível que o funcionalismo público estivesse sem reajustes por oito anos.
— Pegamos o Estado em situação precária. As finanças em situação desastrosa, com queda de arrecadação, dívidas a pagar e servidores desmotivados e sem reajustes. Em um ano, conseguimos estabilizar as finanças, cortamos gastos e procuramos economizar os custos. Todos os salários estão em dia e pagamos o 13º sem precisar fazer pirotecnia financeira, sem comprometer as contas do Estado. Somente neste governo, fizemos mais de 700 pregões eletrônicos, enquanto em todo o governo anterior foram feitos apenas pouco mais de 70. Todas as dívidas feitas por esse governo já estão pagas — desabafou Cabral, como resposta às críticas que vem recebendo do ex-governador e presidente do seu partido, Anthony Garotinho.
Em sua oitava visita ao município desde que assumiu o governo, Cabral não perdeu a oportunidade de alfinetar o casal Garotinho, citando algumas obras inacabadas deixadas pelo governo anterior que teve que concluir. “Campos é um exemplo. Concluímos a ponte do Estado, num momento difícil para o município, que leva o nome de Rosinha, porque foi ela que começou, e o Centro de Convenções da Uenf, que também nos esforçamos para terminar”.
Por outro lado, Cabral não poupou elogios ao prefeito Alexandre Mocaiber (PSB). “Mocaiber é um prefeito que é exemplo de como administrar um município, pregando paz e tranqüilidade. Neste estilo de governar, ele conseguiu fazer parceria com os governos estadual de federal. O resultado está aí. Campos agora terá novas três pontes: uma federal, um estadual de outra municipal.

ALERJ INVESTIGA FRAUDE EM CONTRATAÇÃO DE ASSESSORES


O Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) abriu sindicância para apurar a denúncia de que cinco deputados teriam empregado funcionários fantasmas. Álvaro Lins (PMDB), Renato do Posto (PTB), João Peixoto (PSDC), Délio Leal (PMDB) e Edino Fonseca (PR) terão cinco dias para apresentar defesa. A previsão é que um parecer seja apresentado em 15 dias. Além de aprovar o início do processo, o Conselho de Ética decidiu enviar informações ao Ministério Público Estadual e à Delegacia de Defraudações. A fraude, segundo o MP, consistia na inclusão das vítimas, beneficiadas com auxílio-educação, na folha de pagamento da Assembléia. O benefício prevê o pagamento de R$ 450 por cada filho matriculado em escola particular. Já os salários eram elevados. O cartão e a senha da conta não eram entregues às vítimas, ficavam em poder de aliciadores. O deputado João Peixoto disse ontem que ainda não preparou o documento da defesa e que está tão tranqüilo que ele mesmo o fará, sem recorrer a advogado. “Quem não deve, não teme. Fui envolvido porque nomeei uma pessoa que acabou me traindo e eu já tirei”, afirmou.

LUTO NA IMPRENSA ESPORTIVA - MORRE PAULO OURIVES " O COMENTARISTA"

A imprensa campista perdeu, na tarde de terça-feira, o jornalista Paulo Ourives, aos 79 anos. Ele morreu de parada cardio-respiratória, no Asilo Nossa Senhora do Carmo, onde morava nos últimos sete anos. Natural da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Ourives veio em 1967 para Campos, onde trabalhou em diversas empresas de comunicação, inclusive na Folha da Manhã. O corpo do jornalista foi velado no prédio do asilo e sepultado, ontem à tarde, no cemitério do caju. O jornalista esportivo passou pela antiga Rádio Continental, na cidade do Rio, e pelo Jornal dos Esportes, também na capital. Em 67, foi convidado para trabalhar no jornal campista A Cidade e trouxe a família para o município, onde permaneceu, com breves passagens por Vitória e Rio de Janeiro. Também trabalhou no jornal A Notícia, em Campos, e foi editor-chefe da Folha na década de 80. Emocionado, o radialista Arnaldo Garcia destacou a importância do jornalista para Campos. “Paulo Ourives foi um dos maiores jornalistas que conheci em todo país. Homem sério, que amava sua profissão. Campos perdeu um grande homem e, para mim, um grande amigo”, disse Garcia. Paulo Ourives Filho lembrou da época em que acompanhava o pai. “Desde pequeno, acompanhava a rotina do meu pai nos jornais. O zelo profissional, a dedicação ao trabalho e o fato de ter ensinado muita gente a fazer jornal me enchem de orgulho”, ressaltou. Há 13 anos, Ourives perdeu sua esposa. Em 1998, o jornalista sofreu um acidente cardio vascular (AVC) e, anos depois, uma isquemia, que o impossibilitou de andar.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

PT AMEAÇA DEIXAR O GOVERNO MOCAIBER

O grupo de oposição dentro do PT de Campos vai apresentar hoje pedido para que o partido deixe a aliança com o governo do prefeito Alexandre Mocaiber (PSB). A alegação é que não foram implementados programas petistas dentro do governo, sendo o PT, no momento, apenas um partido que ocupa cargos na administração municipal. O pedido da oposição será apresentado logo após a prestação de contas dos três secretários municipais petistas, que acontece hoje, às 19h, na sede do partido. O secretário da Executiva do PT em Campos, Félix Manhães - que também coordena um dos núcleos de oposição dentro do PT -, defende que o partido se desligue da aliança para que, segundo afirmou, possa então discutir com todos os partidos que dão sustentação ao governo federal, o próprio PSB, o PDT e o PMDB. “Nenhum programa do PT foi colocado em prática nesses seis meses, como o orçamento participativo, que não existe e o cartão SUS, que também não existe. A sensação que temos é que o PT está no governo apenas para preenchimento de cargos. A nossa proposta é que o partido se desligue dessa aliança com o governo, e que converse livremente com o PSB, PDT e PMDB sobre as eleições desse ano. O partido ocupando cargos no governo dificulta esse entendimento”, disse. Félix Manhães frisou que a entrada do PT no governo nunca foi de aceitação total do partido, e que além do grupo de oposição, outros integrantes da situação já se posicionam contrários a permanência da aliança. Segundo ele, a situação dentro do PT hoje transcende ao grupo dos 11 integrantes do núcleo que coordena. Prestação de Contas - Os Secretários do PT, Hélio Anomal (Emhab), Rodrigo Quitete (Saúde) e Renato Barbosa (Bioenergia), vão prestar contas do que fizeram nos seis meses de aliança com o governo. A exigência dessa prestação foi conseguida pela oposição. Como afirmou Manhães, não foi implantado nenhum programa do partido em nenhuma dessas áreas, portanto, a oposição ganhará força para pedir a saída do partido do governo.

RORIZ TEM SEU SIGILO QUEBRADO


A Justiça do Distrito Federal autorizou a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e dos computadores do ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Joaquim Roriz (PMDB), do empresário Nenê Constantino, um dos acionistas da Gol, e das pessoas física e jurídicas envolvidas na partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões.
Segundo assessoria do Tribunal, a decisão, tomada em dezembro, vai contribuir para as investigações da Operação Aquarela, iniciada ano passado pela Polícia Civil. Na ocasião, foram levantadas suspeitas de irregularidades no Banco de Brasília (BRB). Durante as investigações, a polícia gravou conversas telefônicas onde o ex-governador negociava com Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do BRB, a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões, nominal ao empresário.
Roriz disse então que retirou R$ 300 mil para pagar uma bezerra chamada Miragem e devolveu o restante R$ 1,9 milhão ao empresário Nenê Constantino, dono do cheque. Nem Roriz nem Constantino conseguiram provar que o "troco" teve mesmo esse destino.
Depois da denúncia, a Mesa Diretora do Senado abriu processo por quebra de decoro parlamentar. Numa manobra para evitar ter os direitos políticos cassados, Roriz, depois de 39 anos seguidos na política, renunciou ao mandato de senador.

EM BUSCA DO OURO QUE HITTLER ESCONDEU


Alemães procuram duas toneladas de ouro, que podem ter sido escondidas pelos nazistas, quando perceberam que iam perder a Segunda Guerra Mundial. A pequena cidade de Deutschneudorf - na fronteira entre a Alemanha e a República Tcheca - virou o cenário para uma autêntica caça ao tesouro. Máquinas escavam a terra em busca de uma caverna artificial onde estariam cerca de duas toneladas de ouro. O caçador de tesouros Christian Hanisch achou a indicação deste depósito secreto nas anotações do pai dele, um ex-combatente da Luftwaffe, a força aérea nazista. Aparelhos eletromagnéticos já confirmaram que no local existem metais preciosos como ouro ou prata a 20 metros de profundidade. Parte deste ouro teria vindo de um palácio em São Petersburgo, roubado pelos nazistas durante a invasão da União Soviética. Quando Adolf Hitler percebeu que chegara ao fim da guerra mandou esconder o ouro, as obras de arte e todos os outros objetos valiosos pilhados pelos nazistas, tesouros que os alemães hoje se esforçam para encontrar.

COTAÇÃO DO PETRÓLEO BATE OS 102 DÓLARES

A cotação do petróleo volta a subir nesta quarta-feira (27), impulsionada pela desvalorização do dólar e pelos temores de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduza sua produção a partir da próxima semana.
Nas negociações eletrônicas em Nova York, o preço do barril ultrapassou os os US$ 102 pela primeira vez na manhã desta quinta, estabelecendo novo recorde durante as negociações. O "light sweet crude" para entrega em abril chegou a ser negociado nas transações eletrônicas de Nova York a US$ 102,08 dólares o barril.
Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte alcançou a cotação sem precedentes de US$ 100,53.
No fechamento dos negócios na terça-feira, na Nymex, bolsa de mercadorias de Nova York, o contrato abril encerrou a sessão no recorde de US$ 100,88 por barril, alta de US$ 1,65, batendo o recorde anterior de US$ 100,74, de 20 de fevereiro. "A queda do dólar parece ser o maior catalisador para esta alta do petróleo", disse Mark Waggoner, presidente da Excel Futures na Califórnia.
Em Londres, o petróleo tipo Brent subiu US$ 1,92, a US$ 99,61 por barril, marcando um novo recorde de alta. A possibilidade da Rússia interromper o fornecimento da commodity para a Europa e ex-repúblicas soviéticas, a disputa da Venezuela com a Exxon Mobil, as turbulências na Nigéria, a questão do programa nuclear do Irã e a incursão turca no Iraque ainda continuam pressionando os preços do petróleo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

EX-GOVERNADOR GAROTINHO TEM ALTA

O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, teve alta do hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (26).

Segundo informações das assessorias do hospital e de Garotinho, ele foi internado na segunda (25) com aumento de pressão e mal-estar.

De acordo com o hospital, foram realizados vários exames e nada de anormal foi apontado. O ex-governador deverá fazer repouso em sua casa por um ou dois dias.

A BEM DA VERDADE, PUDIM É MAIS CARO QUE ARNALDO

Geraldo Pudim Arnaldo Vianna
Aluguel 0,00 5.100,00
Combustíveis 50.423,69 28.980,56
Consultorias 46.916,00 99.678,00
Divulgação 61.612,00 9.760,00
Mat. Escr. 28.201,50 11.615,78
Viagens 6.929,14 18.949,22
Total 194.082,33 174.083,56

GERALDO PUDIM TAMBÉM É UM DEPUTADO CARO


GERALDO PUDIM
As informações sobre ocorrências nas segundas instâncias das Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas dependem da disponibilidade de dados em cada Corte, havendo grande disparidade de estado a estado. Por isso, pode acontecer eventual ausência de menção a processo em que algum parlamentar é réu.
STF Inquérito Nº2601/2007 - Compra de votos.
TRE-RJ Representação Nº848 - Abuso de poder político. Uso de bens públicos (máquinas e massa asfáltica para pavimentação) por agente público. O TRE cassou seu diploma de deputado federal em 12 de julho de 2007, porém permanece no cargo por liminar do TSE.
TSE Recurso Contra Expedição de Diploma Nº738/2007 - Abuso de poder político, abuso de poder econômico, compra de votos.
TSE Recurso Contra Expedição de Diploma 732/2007 - Abuso de poder político, compra de votos.
TSE Recurso Contra Expedição de Diploma Nº704/2007 - Compra de votos.
TSE Recurso Contra Expedição de Diploma Nº691/2007 - Compra de votos.
TRE-RJ Recurso Contra Expedição de Diploma Nº29 - Abuso de poder político na contratação de funcionários municipais.
TRE-RJ Representação Nº10/2006 - Representação por compra de votos por cinqüenta reais.

Teria sido beneficiado pela máquina do governo estadual, então sob o comando de sua aliada política Rosinha Garotinho, na campanha eleitoral de 2004, quando concorria à prefeitura de Campos dos Goytacazes (O Globo, 29.out.2004, 14.mai.2005; O Estado de S.Paulo, 14.mai.2005).
Investigado por compra de votos durante as eleições de 2004, quando concorria à prefeitura de Campos dos Goytacazes (Folha de S.Paulo, 31.out.2004).
Investigado por compra de votos durante as eleições de 2006, quando concorria à Câmara dos Deputados (Jornal do Brasil, 8.fev.2007).
Foi indiciado pela Polícia Federal, juntamente com o casal Garotinho e o deputado estadual do Rio de Janeiro Álvaro Lins, por compra de votos. Prometiam vagas na Polícia Civil a candidatos do concurso (Correio Braziliense, 7.jul.2007).
O TRE-RJ cassou seu diploma de deputado federal por compra de votos, na mesma ação que tornou inelegível o casal Garotinho por 3 anos acusados de compra de votos (Jornal do Brasil, 13.jul.2007).
USO DE VERBAS DE GABINETE
Combustíveis - R$ 50.423,69
Consultorias - R$ 46.916,00
Divulgação - R$ 61.612,00
Mat. Escr. - R$ 28.201,50
Viagens - R$ 6.929,14
Total - R$ 194.082,33

BEBETO SE AFASTA DO BOTAFOGO. PEDE LICENÇA


A mesma conversa que consolidou a licença de Bebeto de Freitas determinou o modo como o Botafogo será administrado em sua ausência. Como manda o estatuto, Marcos Portella, o vice geral assume a presidência. No entanto, Carlos Augusto Montenegro, Manoel Renha, Ricardo Rotenberg e Cláudio Good, todos colaboradores, estarão de forma efetiva à frente da administração do Alvinegro.- O Bebeto vai ficar afastado por duas semanas e depois reassume. Nós quatro ficaremos à frente do dia-a-dia do clube, e permaneceremos assim até o fim do mandato. Quando voltar da licença, o presidente ficará mais com os projetos especiais - explica Montenegro ao GLOBOESPORTE.COM.Bebeto de Freitas queria renunciar ao cargo. No entanto, foi demovido da idéia após a proposta feita pelos colaboradores. Segundo Carlos Augusto Montenegro, esta não era a melhor maneira de ele deixar o comando após seis anos na administração.- Disse ao Bebeto que ele fez muito pelo Botafogo. Tirou o clube do limbo, conseguiu o Engenhão, nos incluiu na Timemania, montou um time do qual o torcedor se orgulha. Por isso, precisa sair pela porta da frente.Haverá eleições em novembro deste ano. Como está no segundo mandato, Bebeto de Freitas não poderá se candidatar. O favorito da situação é Manoel Renha, que ainda não deu sua resposta.

GAROTINHO INTERNADO NO QUINTA D'OR


O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, está internado no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, desde segunda-feira (25). As informações são da assessoria de imprensa do hospital. Ainda de acordo com a assessoria, o ex-governador teria passado mal em sua casa. Ainda não foram diagnosticadas as causas do mal-estar.
Segundo a assessoria do hospital, Garotinho realizou diversos exames e está em repouso. Não há previsão de alta médica.

UM DEPUTADO CARO E COM POUCA PRODUTIVIDADE


O mandato do deputado federal, Arnaldo Vianna, tem refletido praticamente o que ele fez durante os anos que governou Campos, ou seja, quase nada. Até o momento sua atuação pode ser considerada fraca e passaria em branco não fosse, por exemplo, seu empenho em aprovar emendar parlamentar de R$ 1,7 milhão para atender a Associação de Proteção a Infância de Campos (Apic), administrada pela ex-mulher dele, Ilsan Maria Santos Vianna. O mandato de Arnaldo tem se resumido às participações nas sessões ordinárias, onde raramente se pronuncia e segue apenas a orientação da liderança do partido, o PDT, para sacramentar o seu voto, conforme destacam sites que acompanham o desempenho de parlamentares no Congresso Nacional. Longe das comissões - Mas a assiduidade de Vianna parece ser apenas no plenário, já que nas comissões em que participa - onde é necessário que cada integrante exponha sua posição e seus conhecimentos sobre determinados assuntos -, a presença do deputado é inexpressiva, como por exemplo, na Comissão sobre o Parcelamento do Solo para Fins Urbanos, da qual é membro. Das 11 sessões realizadas até agora pela Comissão, ele não teria participado de nenhuma, como também da Comissão de Minas e Energia que realizou 44 reuniões e Vianna esteve presente somente a 20, o mesmo acontecendo na Comissão de Limites de Despesas com Pessoal, que se reuniu sete vezes e só contou com a presença dele três vezes.
Gastos apresentados são espantosos
Se Arnaldo Vianna está devendo como deputado, o mesmo não se pode dizer da movimentação do seu gabinete, que tem mostrado pelos gastos, uma eficiência acima da média. De acordo com o site www.excelencias.org.br, o deputado gastou só com consultorias R$ 99.678,00 De combustível foram mais R$ 28.980,56 só para circular por Brasília, já que quando se desloca para Campos o faz de avião. Quando o assunto é viagem, Arnaldo Vianna demonstra usar e abusa também do dinheiro público, tendo gasto em 2007 R$ 18.949,22. Como é de seu costume não economizar dinheiro, em Brasília ele deve estar residindo em uma mansão, levando-se em consideração gastos apresentados por ele com aluguel: R$ 5.100. Só com o gabinete, Vianna consumiu R$ 174.083,56 no primeiro ano de mandato, entrando rapidamente para a lista dos parlamentares que custam muito dando pouquíssimo retorno.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

MILICIAS SE EXPANDEM E GOVERNO DO ESTADO É IMPOTENTE

As milícias estão se expandindo para as ruas e bairros dos subúrbios. A audácia é tal que um grupo que foi preso na semana passada estava construindo uma guarita no meio de uma avenida, como se fosse um posto de fronteira, para monitorar o entra-e-sai dos moradores. Assim, eles vão se apossando de pedaços inteiros da cidade. “Começa a ocupar bairro como se fosse uma ocupação de um estado, um domínio daquela área ali. E isso cria um problema na comunidade terrível, porque a comunidade passa a se sentir desprotegida, passa a imaginar que não tem esferas do poder público a quem recorrer”, afirma o delegado Cláudio Ferraz, da Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado (Draco).Na investigação que levou a prisão do grupo de milícia, conversas foram gravadas e mostram de que forma a violência vai sendo aplicada até contra feirantes. Milico: - Porque vai ser feito um cadastro, irmão. Se tiver 60 barracas ali, as 60 barracas vão ter que colaborar. Se 59 "colaborar" e uma não colaborar, essa vai ser convidada a se retirar. – Ele não sabe que você também faz cirurgias nas pessoas. – Sem anestesia, né? – Só que sua anestesia é manual. A milícia faz questão de ser extremamente violenta. Assassinatos com dezenas de tiros são comuns. Trata-se de um recado para os que tentam resistir. Mas nem sempre isso dá certo, e cada vez mais gente tem denunciado esses crimes. Um homem se negou a pagar à milícia. Foi enrolando, enrolando, até que deu um basta. “Eu fui repetindo aquelas desculpas até o momento que achei conveniente agir daquela outra forma. ‘Não te contratei, você vai ter que me levar a quem te contratou porque ele é que tem que te pagar, não eu. Você não trabalha para mim, nem teu patrão, não tenho nada que pagar a vocês’”, disse o homem. Pouco depois, o filho único dele foi assassinado. Essa e outras mortes aconteceram em uma região do Rio de Janeiro onde a policia aponta que o vereador Jerominho Guimarães e o deputado estadual Natalino Guimarães sejam líderes de milícia. Os dois já foram indiciados pelo Ministério Público. O vereador está preso. Ali a atuação deles é denunciada pelo advogado André de Paula. “Pegaram os terrenos vazios, inclusive a grande área de lazer da comunidade, venderam para uma igreja, e os outros terrenos vazios também começaram a vender, como se fossem donos. Então, estamos denunciando. E aí as ameaças de morte vem se avolumando, sempre através de terceiros. Caso alguma coisa aconteça comigo, estamos responsabilizando o deputado estadual Natalino e o vereador Jerominho”, disse o advogado. Outra gravação também cita o nome do vereador. O diálogo envolve a compra de um rifle 762. Os bandidos falam por código. – O outro é igual, é a mesma coisa? – Não, não, não. O telefone do cara é (X)762-4542, (X)762-4542, aquele grandão, bonitão... E aquele cara de ontem que eu ‘tô’ falando, esse amigo lá, o Jerominho, ele pagou R$ 20 [mil] em cada um. Segundo a polícia, a milícia precisa de mais armas, porque precisa de mais gente pra trabalhar. Mão-de-obra especializada. – Comunica ao 01 aí que ‘chegou’ três amigos, ‘ex-militar’, pra trabalhar na ‘firma’. O amigo ‘Naval’ trouxe. O amigo é ex-militar também, ‘tá’ querendo trabalhar aí com a gente aí. Segundo a polícia, militares, policiais, bombeiros, agentes penitenciários estão virando milícia. Todos foram formados pelo estado, mas agora usam armas em proveito próprio. “As milícias crescem de uma maneira absurda, de uma maneira descontrolada. Esse é um fenômeno que a gente identifica no Rio nessa década com incremento nos últimos dois ou três. Hoje nós temos mais de uma centena de áreas carentes do Rio dominadas por essas milícias. A minha percepção é de que o combate é mais difícil do que o combate ao tráfico”, compara o procurador da República, Marfan Vieira.

FINANCEIRAS TEM QUE MOSTRAR TUDO

Na hora de comprar um carro, o consumidor se deixa levar muitas vezes pelos juros baixos sem saber que outros custos estão embutidos. Por isso, por determinação do Banco Central, a partir do mês que vem, haverá mais transparências nessas negociações.
Em carro de R$ 30 mil, por exemplo, pode ser financiado em 60 meses, com juros 1,45% ao mês (18,86% ao ano). Com uma entrada de R$ 10 mil, o restante deveria ser pago em parcelas mensais de R$ 501,36%. Mas acaba pagando R$ 504,20, devido ao IOF embutido na transação. Isso sem contar a taxa de cadastro. Em uma concessionária que cobra uma taxa de R$ 590, a mesma prestação mensal já sobe para R$ 519,07. “Essa taxa de juros informada que, em princípio, era de 1,45%, adicionada do IOF e do cadastro, ela vai pular para 1,57% ao mês, o que dá uma taxa equivalente ao ano de 20,51%”, diz o economista José Dutra Sobrinho. A partir da agora bancos, financeiras e lojas devem informar não só nos contratos de compra, mas também nos anúncios publicitários, a taxa de juros anual e o custo final da operação ao ano, chamado de custo efetivo total. As regras valem para todo tipo de financiamento, empréstimos bancários e leasing e também para contratos de adiantamento do 13º salário ou do Imposto de Renda. Os bancos vão ter que informar, além do juro que será cobrado, a tarifa de crédito, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributos e o seguro embutido nas operações. As regras valem a partir de 3 de março. Elas só não se aplicam às operações de crédito rural e aos programas de financiamentos do governo, como o crédito para moradia popular.

RAUL CASTRO PROMETE MUDANÇAS EM CUBA


O general Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, foi eleito o novo presidente de Cuba neste domingo (24), em votação que envolveu 614 deputados, e já anunciou algumas metas para seu governo -- uma delas é aumentar os salários na ilha.

"Estabeleci hoje a meta estratégica de avançar de maneira coerente, sólida e bem pensada, até conseguir fazer com que o salário recupere seu papel e o nível de vida de cada cubano esteja diretamente relacionado à renda que recebe legalmente, ou seja, com a importância e a quantidade do trabalho com o qual contribuem para a sociedade", disse Raúl Castro, após ser empossado.

O novo presidente cubano disse também estudar a eliminação de proibições econômicas e aumentar, gradualmente, o valor do peso, a moeda local.

Fidel havia anunciado na terça-feira (19) que não cogitava um novo mandato, renunciando ao cargo. Raúl teria sido o único candidato proposto para substituir Fidel na Presidência, tendo como vice José Ramón Machado, outro líder histórico.