sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

RIO TEM NOVO CARDEAL ARCEBISPO


O Papa Bento XVI designou o atual arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, de 58 anos, para assumir a Arquidiocese do Rio de Janeiro em substituição ao cardeal Eusébio Oscar Scheid, que renunciou ao cargo por motivo de idade. O anúncio deve ser feito ainda hoje pela Nunciatura Apostólica, em Brasília, espécie de embaixada da Santa Sé. De perfil moderado, Dom Orani é apontado dentro da CNBB como um conciliador e grande especialista em comunicação. Em outubro de 2004 foi eleito Arcebispo de Belém, no Pará. Antes, foi bispo de Rio Preto, no interior de São Paulo. Atualmente, ele preside a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. O novo arcebispo do Rio deve assumir sua nova função no dia 19 de abril.

A nomeação foi anunciada nesta sexta-feira ao meio dia do horário de Roma (8h em Brasília). Normalmente, as nomeações para bispos no Brasil são anunciadas nas quartas-feiras.

Em maio de 2007, o jornalista Jorge Bastos Moreno antecipara em sua coluna no jornal O GLOBO que o nome de Orani Tempesta já era cotado como o candidato mais forte para a sucessão do cardeal Eusébio.

Dom Orani nasceu em 23 de junho de 1950, na cidade de São José do Rio Pardo, São Paulo. Ele ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, no dia 20 de janeiro de 1968, iniciando seu noviciado no dia 1º de fevereiro de 1968, tendo emitido seus primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1969.

Realizou seus estudos eclesiásticos em São Paulo, na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969 a 1970, e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos. No dia 2 de fevereiro de 1972 fez sua profissão solene na ordem. Sua ordenação presbiteral foi em 7 de dezembro de 1974, aos 24 anos.

Dom Orani foi ainda vice-prior do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo no período de 1974 a 1984, quando foi nomeado prior pelo Capítulo da Congregação em Roma, tendo permanecido até sua elevação a abade, em 1996.

DILMA A PÉ FRIO DO CARNAVAL - NA PASSARELA DO SAMBA NO RIO


Enquanto comemorava o bom relacionamento com o presidente da República, o governador Sérgio Cabral poderá receber sábado no sambódromo, para os desfiles das escolas campeãs do grupo especial, a visita da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O convite partiu do prefeito do Rio, Eduardo Paes, através do ministro do Turismo, Orlando Silva. A ministra que passou o carnaval em Recife, ficou de responder nos próximos dias.
O governador também destacou que, graças ao reatamento das relações com o governo federal, o Estado do Rio voltou a receber obras da União. "A falta de obras federais no Estado foi muito ruim. Durante vários anos ficamos isolados. Quando assumi o governo, uma das primeiras iniciativas foi promover parecerias com o governo federal.", apontou o governador.
Ainda segundo o governador, os resultados dessas parcerias já são visíveis, com várias obras chegando até ao interior fluminense. "Não me canso de estimular os prefeitos a promover parcerias com o governo federal", disse Cabral.

HABEAS CORPUS NEGADO Anna Jatobá continua presa segundo STJ


O Superior Tribunal de Justiça negou liminar em habeas corpus apresentado pela defesa de Anna Carolina Jatobá, que continuará presa, pelo menos, até o julgamento do mérito do pedido no STJ. Assim como Alexandre Nardoni, ela é acusada de matar a menina Isabella Nardoni, 5 anos, no dia 29 de março de 2008. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira.

Baseado em laudo do assistente técnico da defesa, o pedido de habeas corpus foi apresentado somente em benefício de Anna Carolina. A alegação é que não há fundamento científico que comprove a hipótese de esganadura sustentada pelo Ministério Público.

De acordo com esse laudo, não haveria sinal físico na menina que indicasse a suposta esganadura praticada pela madrasta. Resumindo, a causa da morte de Isabella teria sido consequência exclusiva da queda.

Ao examinar a questão, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho observou que a hipótese de prevalência do laudo da assistência em detrimento de outro é extremamente controvertida, de cunho fático-probatório, o que não pode ser analisado em habeas corpus.

Isso, por si, já afasta qualquer ilegalidade manifesta contra a acusada. Além disso, não foi apresentada nos autos cópia do habeas corpus originário, do Tribunal de Justiça de São Paulo, para comprovar que a mesma tese tenha sido sustentada na segunda instância.

O ministro relator determinou que o Ministério Público Federal seja ouvido sobre o caso; após o retorno dos autos, levará o habeas corpus para julgamento na Quinta Turma.

EMBRAER VAI RECORRER DA DECISÃO DO TRT DA 15 REGIÃO


A Embraer divulgou no início da noite desta sexta (27), por meio do site da empresa na internet, comunicado no qual informa que ingressará na Justiça do Trabalho com recurso contra decisão do presidente do TRT da 15ª Região, em Campinas (SP), Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva.

Na manhã desta sexta, Sotero da Silva suspendeu até a próxima quinta (5) as demissãoes de 4,2 mil funcionários (20% do quadro de pessoal da empresa) anunciada no último dia 19 pela fabricante de aviões.

Segundo o texto do comunicado, a Embraer "procedeu as referidas dispensas rigorosamente de acordo com todos os preceitos e normas legais existentes".

De acordo com a decisão do presidente do TRT da 15ª Região, as demissões sem justa causa, com base no argumento de que a empresa foi afetada pela crise financeira internacional, estão suspensas até a próxima quinta-feira (5).

Para essa data, está marcada uma audiência de conciliação entre representantes da empresa e dos trabalhadores.

Confira abaixo a íntegra do comunicado da Embraer.

"COMUNICADO

"São José dos Campos, 27 de fevereiro de 2009 – O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, juntamente com outras entidades sindicais, entrou, ontem, dia 26 de fevereiro de 2009, com dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região. Esta ação visa que o tribunal interprete a legalidade das demissões efetuadas pela Embraer sem prévia negociação sindical e inclui pedido de liminar pleiteando a suspensão cautelar das rescisões contratuais.

"O pedido de liminar foi deferido pelo Presidente do Tribunal, que determinou a suspensão das demissões em questão até o dia da audiência de conciliação, marcada para 5 de março de 2009. Esta decisão não acarreta a reintegração dos empregados.

"A Embraer reitera seu profundo respeito aos funcionários que tiveram seus contratos de trabalho rescindidos, mas novamente enfatiza a necessidade de se ajustar à drástica redução de demanda por aeronaves em todo o mundo.

"Nesse sentido, a Empresa pretende entrar ainda hoje com recurso junto ao Tribunal Regional do Trabalho, uma vez que procedeu as referidas dispensas rigorosamente de acordo com todos os preceitos e normas legais existentes."

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SALGUEIRO É A CAMPEÃ DO CARNAVAL DO RIO


Veja a apuração dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro:

Classificação

Escola

Pontuação Final

Salgueiro

399.0

Beija-Flor

398.0

Portela

397.9

Vila Isabel

397.6

Grande Rio

396.9

Mangueira

396.8

Imperatriz

396.4

Viradouro

395.1

Unidos da Tijuca

393.1

10º

Porto da Pedra

392.4

11º

Mocidade

391.5

12º

Império Serrano

390.7