sábado, 1 de março de 2008

BARAK OBAMA MAIS PERTO DA INDICAÇÃO DEMOCRATA


Durante o último mês, o senador Barack Obama fez significativos progressos entre os democratas eleitos e líderes partidários conhecidos como superdelegados, que serão responsáveis por um quinto dos votos na convenção partidária, superando a vantagem que a senadora Hillary Rodham Clinton já detinha há um bom tempo junto ao grupo.
O que começou com Obama como um apoio discreto dos superdelegados cresceu em volume e ele ganhou as últimas 11 disputas seguidas contra Clinton. Essas vitórias levaram a algumas deserções de figuras proeminentes – o republicano John Lewis,da Georgia mudou formalmente de lado esta semana – e com isso fez com que outros superdelegados saíssem de cima do muro para apoiar Obama.
Pelo menos nove superdelegados declararam seu apoio a Obama nos últimos dias. Isso acabou minando a liderança de Clinton junto a um grupo com o qual sua campanha tem contado como uma fortaleza contra as nomeações que têm ido para Obama.
A campanha de Clinton afirmou na última quinta-feira (28) que tinha apoio de 258 dos 795 superdelegados (sem contar os de Florida ou Michigan, cujas delegações são objeto de disputa), enquanto a campanha de Obama afirmou que tinha apoio de mais de 200. Declarou ainda que havia conquistado o apoio de 39 desde 5 de fevereiro, incluindo quatro que antes apoiavam Clinton.

Nenhum comentário: