quarta-feira, 5 de março de 2008

Hillary crê em chapa conjunta com Obama nos EUA


A pré-candidata à Presidência dos EUA Hillary Clinton, que ganhou um novo fôlego na disputa pela indicação democrata depois de suas vitórias de terça-feira nas primárias de Ohio e Texas, não descartou nesta quarta-feira (5) uma possível chapa presidencial junto a seu adversário, Barack Obama. Entrevistada pela rede de TV CBS sobre o futuro da acirrada disputa e a eventualidade de uma chapa com o senador por Illinois, Hillary respondeu: "Provavelmente é para onde nos dirigimos". Evidentemente devemos decidir quem ficará na frente. Acho que as pessoas em Ohio disseram muito claramente que deve ser eu." As quatro prévias eleitorais desta terça-feira (4) definiram o candidato republicano que vai disputar a Presidência dos Estados Unidos em novembro -será John McCain- e prolongaram a disputa entre os democratas.
Depois de ser derrotada em 12 prévias consecutivas, e de ver até o ex-presidente Bill Clinton, seu marido, falar em desistência, a senadora e pré-candidata democrata Hillary Clinton viu sua campanha renascer.
“Nos recusamos a ser nocauteados”, disse a senadora por Nova York, em discurso em Columbus, Ohio, após vencer a importante primária do estado, além de sair vitoriosa também em Rhode Island e no maior estado disputado na terça, o Texas. Ela disse que vai continuar na disputa com seu oponente Barack Obama. “A nação vota como Ohio vota. Esta nação está de volta, assim como esta campanha. A população de Ohio disse alto e claro: ‘continuamos com força e vamos até o fim’”, disse. Ela fez referência ao fato de que nenhum presidente da história recente dos Estados Unidos chegou à Casa Branca sem vencer a primária de Ohio.

Segundo projeções da rede CNN, Obama tinha, até esta terça, o apoio de 1.381 delegados, contra 1.271 de Hillary Clinton. Um dos dois precisa de pelo menos 2.025 delegados na convenção para se tornar o candidato.

Nenhum comentário: