quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Indústria farmacêutica gasta duas vezes mais em propaganda do que em pesquisa

Em 2004, investimento de empresas em marketing foi de US$ 57,5 bilhões nos EUA.
Gastos com pesquisa, por outro lado, ficaram em torno de US$ 32 bilhões, diz estudo.
Uma dupla de pesquisadores da Universidade York, em Toronto (Canadá), analisou o orçamento oficial das indústrias farmacêuticas americanas e diz ter demonstrado que elas gastam quase o dobro de seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos remédios com propaganda de seus produtos.
Em artigo na revista científica de acesso aberto "PLoS Medicine", Marc-André Gagnon e Joel Lexchin mostram dados segundo os quais as empresas americanas do setor gastaram US$ 57,5 bilhões em atividades promocionais em 2004 (último ano em que havia números disponíveis).
É preocupante saber que os gastos em publicidade sejam maiores que os gastos na atividade fim da indústria, que é a pesquisa e descoberta de novos medicamentos.
Essa disparidade pode nos dar uma idéia da importância que indústria dá a cada atividade, pesquisa e propaganda. Deixa-se ainda de computar o que a indústria farmacêutica aprovisiona para pagamento de demandas legais, aí sim, cairíamos para trás.

Nenhum comentário: