quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

RUDY GIULIANNI DESISTE DA CASA BRANCA. EDWARDS TAMBÉM


Hoje eu estou anunciando oficialmente a retirada da minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”, anunciou o ex-prefeito de Nova York, conhecido pela liderança na reconstrução da cidade após os atentados de 11 de Setembro de 2001. Ele fez a declaração na biblioteca presidencial de Simi Valley, na Califórnia.
"Já tinha deixado claro antes. Tinha de tomar esta decisão sobre quem pensava que era o outro melhor candidato. Acho que deixei claro em um debate que, se não estivesse competindo, estaria apoiando John McCain", afirmou.
A atitude de Giuliani já era esperada desde que ele admitiu sua derrota nas prévias republicanas na Flórida. Entre os democratas, o ex-senador John Edwards também anunciou que está fora da disputa.
O ex-prefeito de Nova York tinha centrado sua campanha em uma vitória na Flórida, e sua derrota - ele ficou apenas em terceiro lugar, com 15% dos votos, atrás do senador John McCain (36%) e do ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney (31%) -, após gastar cerca de US$ 35 milhões na campanha eleitoral, o deixa praticamente sem possibilidades de lutar na Super Terça da próxima semana (dia 5).
No último debate na televisão dos republicanos, na semana passada, em Boca Raton (Flórida), McCain qualificou Giuliani de “herói”, e louvou sua gestão como prefeito de Nova York.
As posições moderadas de Giuliani podem ajudar McCain em estados como a Califórnia na Super Terça da próxima semana, com primárias em mais de 20 estados.

Nenhum comentário: