quarta-feira, 26 de março de 2008

EM 1900 COMEÇAMOS A VENCER A FEBRE AMARELA

Oswaldo Cruz, no nascer do século XX conseguiu erradicar a febre amarela em um país com poucas ações de saúde e poucos recursos tecnológicos, e hoje com recursos, nos debatemos com a DENGUE.
VERGONHA NACIONAL
Foi então criado o Instituto Soroterápico Nacional (1900), cuja direção assumiu em 1902. Diretor-geral da Saúde Pública (1903), coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, realizado em Berlim (
1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em
Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu um ano depois, não tendo completado o seu mandato.

Nenhum comentário: