terça-feira, 17 de março de 2009

BRASIL DE LUTO MORRE CLODOVIL : AMADO E ODIADO, MAS SEMPRE DEFENDENDO SUA OPINIÃO


O hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciou na tarde de hoje que Clodovil teve morte cerebral após ser internado nesta segunda-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com sangramento na cabeça. Ele sofreu AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico.

Na última quinta-feira (12), o TSE (Tribunal do Superior Eleitoral) decidiu que Clodovil não poderia perder o mandato por ter se desfiliado do PTC. Para os ministros, houve grave discriminação pessoal ao parlamentar, o que justificaria sua mudança de partido.

Clodovil foi eleito pelo PTC em 2006, mas se filiou ao PR depois do prazo fixado pelo TSE sobre fidelidade partidária. Desde março de 2007, o TSE determina que o deputado que mudar de partido deve apresentar um motivo que justifique a mudança.

Na ocasião, o deputado disse à Folha Online que comemorou a decisão do TSE. "Uma vitória é uma vitória, né", disse o Clodovil, ao ressaltar que os ministros da Corte trabalham com seriedade.

Questionado sobre o motivo pelo qual deixou o PTC, o deputado disse que nunca esteve no partido. "Na verdade, eu nunca estive lá. Eles é que queriam o meu lugar de qualquer maneira. Agora estou descansado", afirmou.

Clodovil participava atualmente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Saúde

Os problemas de saúde de Clodovil começaram a surgir em 2005, quando ele foi diagnosticado com câncer de próstata. Ele retirou o tumor em uma cirurgia e não precisou fazer tratamentos complementares.

Em 2007, Clodovil foi internado com paralisia de leve intensidade do braço direito. A paralisia foi causada por AVC hemorrágico, decorrente de hipertensão arterial.

No mesmo ano, ele foi hospitalizado duas vezes com problemas cardíacos e hipertensão arterial e outra com suspeita de dengue. Após cinco dias de internação, o parlamentar recebeu alta, mas a doença não foi diagnosticada.

Em setembro do ano passado, ele foi internado às pressas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, com fortes dores nas costas decorrentes de uma embolia pulmonar.

"Talk Show"

Em abril de 2007, Clodovil ganhou um "talk show" ("Por Excelência") aos domingos (20h) e às quartas (reprise, 23h), na TV JB. Ele foi demitido em julho do mesmo ano.

Aulas de política

Clodovil, segundo informações colhidas, estava contratando "um professor da USP" para lhe dar aulas de política.

Ele havia dito que não se lembrava do nome do acadêmico, mas que esperava adquirir com ele "erudição" para o cargo. "É como se eu fosse cantar em inglês. Preciso aprender aspirações que só quem respira na língua pode ensinar."


FRASES DE CLODOVIL

"Eu entrei [na política] mais para ser garoto propaganda da Câmara do que qualquer outra coisa. Porque não tenho feito nada. Eu vim aqui para trabalhar e não para brincar."

Na Folha, em 2007

"Eu sou do tipo de homem que gosta verdadeiramente de mulher porque eu nunca enfrentei uma mulher."

Na Folha, em 2007

"Da fruta que eu gosto, o Leonardo DiCaprio gosta até do caroço. Sei disso porque boi preto conhece boi preto."

Na revista "Veja", em 2007, sobre a sexualidade do ator Leonardo DiCaprio

"Digo aos senhores que a única coisa de que tenho medo --já me fizeram muito medo aqui, como estrangeiro que sou nesta Casa-- é da expressão 'decoro parlamentar'. Eu não sei o que é decoro, com um barulho destes enquanto um deputado fala. Eu não sei o que é decoro, porque aqui parece um mercado! Nós representamos o país! Não entendo por que há tanto barulho enquanto um orador está falando. Nem na televisão, que é popular, fazem isso."

Primeiro discurso na Câmara dos Deputados, em 2007

"Será que precisamos de gravata ou de seriedade?"

Na Folha, em 2007

Direita ou esquerda? "Erecto"

"É claro que vou precisar de apoio, porque sozinho a gente não consegue nem se masturbar --tem de pensar em alguém."

Na Folha, em 2006

"Você conhece alguém com 70 anos que tenha essas pernas?"

No Guia da Folha, em 2006

"Estava desempregado e não tenho cara de pobre; não conseguiria nem inventar uma. Precisava fazer alguma coisa. Acordei num domingo de manhã, depois de operado de câncer de próstata, e resolvi escrever um espetáculo. Você sabe, o segredo da cura é o bom humor."

No Guia da Folha, em 2006

"Se o Collor tinha aquilo roxo, o meu é cor de rosa-choque."

No site G1, em 2006

"As donas-de-casa me adoram porque sabem que eu vim de baixo. Vivi a história da Cinderela. E pobre gosta mesmo é de luxo."




Nenhum comentário: