quinta-feira, 13 de março de 2008

ABADIA VAI SER EXTRADITADO SE LULA CONCORDAR


O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quinta-feira (13) a extradição do traficante colombiano Juan Carlos Abadia para os Estados Unidos, onde ele responde a processo por lavagem de dinheiro, tráfico internacional de cocaína e homicídio. Os ministros concordaram com o entendimento do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de que a extradição deve ser concedida sob a condição de que o governo americano assuma, em caráter formal, o compromisso de que uma eventual pena de prisão perpétua ou de morte seja convertida em pena de prisão com o prazo máximo de 30 anos.

“Estou deferindo [autorizando] o pedido sob a condição de o estado requerente assuma compromisso de comutar [mudar] a pena de prisão perpétua ou morte por pena de prisão de no máximo 30 anos”, declarou o relator, ministro Eros Grau.
“Estão presentes os requisitos que autorizam o deferimento integral deste pedido”, disse o ministro Celso de Mello.
Mesmo com a aprovação do pedido, a palavra final sobre a extradição ainda caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele terá que decidir se Abadia , que também responde a processo no Brasil, será enviado aos Estados Unidos.


SE ESTIVESSE SIDO PRESO NOS EUA, ESTARIA ARRISCANDO UMA PENA DE MORTE OU DIVERSAS PENAS DE PRISÃO PERPÉTUA. EXTRADITADO, GARANTE A MAMATA DE NO MÁXIMO 30 ANOS.

Nenhum comentário: