sábado, 29 de março de 2008

A DENGUE NO RJ E SEUS ALOPRADOS


No dia em que o número de pessoas infectadas por dengue no município do Rio de Janeiro ultrapassou a marca de 30 mil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se reuniu com representantes das operadoras de seguro e dos planos de saúde. Agilizar as notificações de casos de doença dos hospitais particulares no estado foi uma das medidas anunciadas que serão implementadas na parceria entre entidades de saúde da rede privada e a Secretaria estadual de Saúde do Rio.
“Certamente o número de casos (de dengue) e de letalidade (mortes) são maiores. A subnotificação leva a uma resposta fragilizada dos órgãos de saúde”, afirmou o ministro que, ao lado do secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes, se reuniu com o representante das operadoras de planos de saúde, Heráclito Brito, e o presidente da Confederação Nacional de Saúde do Rio, José Carlos Abrahão.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o número de casos notificados subiu para 31.288 na cidade do Rio de Janeiro. Somente em 2008, 31 pessoas morreram por causa da doença no município. Desde janeiro, 54 pessoas morreram de dengue em todo o estado.
“Pelo menos 45% da população do município do Rio possuem cobertura de algum plano de saúde. Por isso é importante essa conexão, esse intercâmbio, com a rede que atende o setor privado, para que haja um esforço para aumentar o número de notificação dos casos para que a gente tenha uma dimensão clara do problema”, disse Temporão
.

Nenhum comentário: