domingo, 27 de julho de 2008

OS NOMES ENGRAÇADOS DOS CANDIDATOS : O DA FOTO É O ROLA-BOSTA


Valdo Sanduíche, Janu da Combi, Beleza, Álvaro Junior (o Beiço), Loirinho da Pizzaria, Lindomar Já Ouviu Falar, Pingo de Mel, Nego Osvaldo Bilisquete, Cabo Luiz Cadeado, Magal Saque Rápido, Zé Pereba, Vovô do Rock e Tomaz Rola Bosta. Se você achou que a relação acima é do time da pelada de fim de semana pelejada entre solteiros contra casados, enganou-se. Os apelidos listados são exemplos de auto-intitulação adotada por candidatos ao cargo de vereador em Belo Horizonte cujos "nomes de guerra" serão apresentados ao eleitor na campanha deste ano. A originalidade de alguns candidatos ao escolher os apelidos a serem utilizados na campanha da eleição proporcional não é novidade para Malco Camargos, cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Para o estudioso, a intenção de alguns candidatos ao escolher a alcunha chamativa reside no fato de ser uma prática costumeira adotada em pleito eleitoral para vereador.

Candidato a vereador José Barreto Tomaz (PHS) se intitula "Rola Bosta""Outros atributos ligados ao verdadeiro nome fica por conta da lógica da competição dos (candidatos ao cargo de) vereadores. Como são muitos candidatos, a probabilidade de o eleitor conhecer pessoalmente o candidato é muito maior do que ele conhecer o candidato a prefeito. Então, eles (candidatos a vereador) tentam criar essa relação de proximidade com o eleitor. Para que o eleitor, na hora que identificar o nome, saiba de imediato quem está falando. Por causa do tempo pequeno que eles têm na televisão e no rádio eles usam esse artifício", explicou. Outra possibilidade apontada por Camargos é a escolha feita por aspirantes ao cargo eletivo que abraçam uma bandeira de parcela determinada da sociedade e fazem dela o estandarte de campanha."Às vezes, você tenta assumir uma identidade que irá agradar parte da população. Então, por exemplo, (candidata-se o) Tonhão do Sindicato dos Professores. Então, ele está buscando que os professores votem nele. E se todos os professores votarem nele, ele é eleito. Ele não tem que buscar identidade com a população como um todo, como é feito na campanha para prefeito. Basta que ele fixe identidade com um grupo menor, desde que esse grupo tenha número suficiente (de eleitores), para que o candidato seja eleito por eles", disse.Candidato com personalidade O candidato a vereador pelo PHS José Barreto Tomaz, 41 anos, que se auto-intitulou com o nome para a candidatura de "Tomaz da desentupidora Rola Bosta", tenta pela segunda vez se eleger como vereador.Ao incorporar o nome, Tomaz diz não ter medo de virar motivo de piada e se diz orgulhoso de ser lembrado pela "Rola Bosta". "Eu lancei a empresa no intuito de fazer uma descoberta maior de clientes porque a divulgação do nome era mais fácil e se tornou conhecido. Com o tempo, o pessoal me incentivou a entrar para a política. Apesar de ser um nome a princípio pejorativo, é um nome real, eu sou muito conhecido por causa dele. O nome é para simplesmente lembrar o leitor que eu existo. Ele vai lembrar, vai guardar e não vai esquecer", explicou.Caso seja eleito, Tomaz ainda não tem definido o que irá priorizar no mandato. Ele pretende estudar o problema de cada região e propor soluções."A minha intenção é essa, buscar o que cada região está precisando. A função do vereador é buscar solução para cada região de Belo Horizonte. Quem me conhece sabe que eu levo o meu trabalho muito a sério. Só de usar um nome desses, eu já demonstro que não tenho medo de trabalhar e também não tenho vergonha desse nome", disse.Tomaz garantiu que não vai incorporar o nome da empresa ao seu nome de vereador, na hipótese de ser eleito."Se caso eleito, o nome de vereador vai ser o meu nome mesmo. O rola bosta vai ser só mesmo para ser eleito. Se for eleito, eu vou ficar conhecido pelo trabalho que irei realizar", prometeu.

Um comentário:

Anônimo disse...

rola bosta? imagina a qualidade do político... hahahahahahahaha