terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TSE decide que José Maranhão deve assumir cargo de governador da Paraíba


Cássio Cunha Lima teve mandato cassado por abuso de poder econômico.
Tribunal considerou eleição de 2006 válida.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira (17) que o senador José Maranhão (PMDB), segundo colocado nas eleições de 2006, vai assumir o cargo de governador da Paraíba no lugar de Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve a cassação confirmada pelo TSE nesta terça-feira.

Cunha Lima e seu vice, José Lacerda Neto (DEM), devem deixar os cargos imediatamente. Ainda cabe recurso contra a decisão, mas somente no Supremo Tribunal Federal (STF).

O TSE considerou que, mesmo com as denúncias de irregularidades que atingiram o governador cassado Cunha Lima e Lacerda Neto, a eleição de 2006 foi válida e, por isso, Maranhão assume o cargo. O novo vice-governador da Paraíba é Luciano Cartaxo (PT), atualmente vereador em João Pessoa e companheiro de chapa do peemedebista durante o pleito.

Cassação

Os ministros negaram todos os recursos protocolados no TSE contra decisão da Corte, que, no dia 20 de novembro do ano passado, cassou os mandatos por abuso de poder econômico e político, e prática de conduta vedada a agente público. As irregularidades teriam sido cometidas durante a campanha eleitoral de 2006, quando o tucano foi reeleito.

Nenhum comentário: