sexta-feira, 15 de maio de 2009

CPI DA PETROBRÁS . CRISTÓVAM FOI O PRIMEIRO A BOTAR O GALHO DENTRO

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi o primeiro a retirar a assinatura do requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que pede a instalação da CPI da Petrobras. Para que a comissão não seja efetivamente instalada será preciso que outros cinco senadores retirem suas assinaturas até a meia-noite desta sexta-feira, quando o número de assinaturas ficaria abaixo de 27, o mínimo exigido. Com a saída de Buarque, restam ainda 31 assinaturas.

Buarque argumentou, em comunicado encaminhado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que sua decisão é de manter o acordo, assumido ontem, na reunião de líderes, que decidiu suspender a criação da comissão e convocar uma audiência pública com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

"A decisão tomada pelos líderes era sensata e madura", disse Buarque.

Ele acredita que a audiência pública pode esclarecer as suspeitas levantadas contra a administração da estatal. Ele afirmou que voltará a assinar o requerimento, caso a audiência pública com Gabrielli não esclareça todas as questões levantadas.

Um dia depois dos líderes do Casa fecharem acordo adiando essa leitura, sem a presença do PSDB, os tucanos deram o troco e garantiram que o documento fosse lido nesta sexta-feira, em sessão presidida pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Chegaram cedo e leram também o requerimento de outras três CPIs.

- Não é uma CPI do Congresso Nacional. É uma CPI muito mais do PSDB. Acho estranho que um partido que já governou o país por oito anos tome uma atitude irresponsável como essa - disse Lula, na Base Aérea, pouco antes de dar início a uma viagem de nove dias a três países. - Neste momento em que estamos viajando o mundo em busca de recursos para a exploração (de petróleo) do pré-sal, alguém levantar a ideia de uma CPI contra a Petrobras é ser, no mínimo, antipatriota -acrescentou.

No final da tarde, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o líder tucano, senador Arthur Virgílio (AM), rebateram as críticas do presidente e classificaram como " resquícios autoritários" as declarações de Lula de que a atitude do partido em criar a CPI da Petrobras é irresponsável e antipatriota.

Em nota, os tucanos rebatem as declarações do presidente enumerando seis irresponsabilidades como: "as diretorias 'severinas' de furar poço; lotear cargos; a obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa; não fiscalizar a Petrobras; não aprender a lição de que, cada vez mais, as grandes organizações empresariais caminham no sentido da máxima transparência; irresponsável é não termos regulação adequada, como mostra a raiz da recente crise econômica mundial que chegou ao Brasil".

Confira abaixo a lista dos parlamentares que assinaram o requerimento para abertura da CPI da Petrobras no Senado:

1) Álvaro Dias (PSDB-PR)

2) Sérgio Guerra (PSDB-PE)

3) Marco Maciel (DEM-PE)

4) Lúcia Vânia (PSDB-GO)

5) Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA)

6) José Agripino (DEM-RN)

7) Raimundo Colombro (DEM-SC)

8) Cristovam Buarque (PDT-DF)

9) Efraim Moraes (DEM-PB)

10) Pedro Simon (PMDB-RS)

11) Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)

12) Cícero Lucena (PSDB-PB)

13) Demóstenes Torres (DEM-GO)

14) Jayme Campos (DEM-MT)

15) Heraclito Fortes (DEM-PI)

16) Mário Couto (PSDB-PA)

17) Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

18) Flexa Ribeiro (PSDB-PA)

19) Kátia Abreu (DEM-TO)

20) Romeu Tuma (PTB-SP)

21) Arthur Virgílio (PSDB-AM)

22) Mão Santa (PMDB-PI)

23) João Tenório (PSDB-AL)

24) Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)

25) Papaleo Paes (PSDB-AP)

26) Tasso Jereissati (PSDB-CE)

27) Geraldo Mesquita (PMDB-AC)

28) Maria do Carmo (DEM-SE)

29) Marisa Serrano (PSDB-MS)

30) Gilberto Goellner (DEM-MT)

31) Aldemir Santana (DEM-DF)

32) Marconi Perillo (PSDB-GO)

Nenhum comentário: